A Unidade da Kehilá de Éfeso

Chandler Tiago S. Sant’ Ana

    A carta do Rabi Shaul a Kehilá de Éfeso é altamente importante no estudo da unidade; aparentemente Shaul não escreve essa carta para os seguidores de Yeshua em Éfeso por conta de divisões. Esta carta está dividida em duas partes a primeira 1.1 – 3.21; a segunda de 4.1 – 6.24. Na primeira parte o Rabi trata da Kehilá como a comunidade dos redimidos, isto é, aqueles que foram salvos por Yeshua. Dentro desta primeira divisão existem três subdivisões a primeira de 1. 3 – 14 Shaul fala sobre como mediante Yeshua o Eterno aproximou e redimiu os membros da Kehilá; ao Shaul discorrer sobre o propósito de HaShem de salvar por meio de Yeshua ele destaca que estes que foram salvos receberam o Ruah HaKodsh e Ele os selou; destaca o Rabi ainda que o Ruah é o penhor dos remidos (Ef 1. 13 – 14). O Ruah é a garantia da redenção futura (Ef 4. 30). É mediante o Ruah HaKodsh que o Eterno opera e transforma os seguidores de Yeshua; é por meio dEle que a Kehilá é transformada; Ele implanta o amor nos corações e por meio dEle Yeshua habita nos seus seguidores (Ef 3. 16).
    O Rabi Shaul deu ao texto a mesma forma de uma Brakhah ao dividir de 1. 1 – 14 em quatro parágrafos. Ele começa com “Bendito o D’us e Pai...” formula essa que abre a Amidá “Bendito sejas Tu, Eterno”; a também uma diferença pois Shaul menciona Yeshua HaMashiach quando na Amidá se cita os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Shaul aí menciona o Mashiach provavelmente por que está falando da remição dos membros da Kehilá; assim faz todo sentido tomar a forma da Brakhah e fazer adaptação para o contexto. Nos dito no verso 4: “nos escolheu em amor” que se assemelha ao encerramento da bênção de Ahavah imediatamente antes de se recitar o Shema: “Louvado seja você, Adonai, que escolheu seu povo Israel em amor”; e, em toda a sua sabedoria e discernimento Ele nos deu a conhecer (vv. 8–9), que relembra a quarta bênção do Amidá:

Você favorece a humanidade com conhecimento e ensina a compreensão das pessoas. Nos favoreça com conhecimento, compreensão e percepção de si mesmo. Louvado seja você, Adonai, doador gracioso de conhecimento (STERN, 1996).

    O rabi continua sua segunda subseção (1, 15 – 2.10; 3. 14 – 21) salientando aos remidos que todos fazem parte de Israel (2.12). Para o Rabi Shaul tanto gentios quanto Yahudim seguidores do Mashiach faziam parte do mesmo corpo (3. 5 – 6); o Eteno não tinha e não tem um plano para os Yahudim e outro para os gentios. Quando ambos aceitam Yeshua como Mashiach formam o “Kol Yisra’el, Todo Israel”. Mosheh destaca que o Kol Yisra’el é formado por Yahudim e gentios que fazem aliança com o Eterno (Êx 29). O Rabi Shaul muito bem fala disso quando destaca que existe uma oliveira e esta é Ysrael e que os gentios foram enxertados nela formando o Kol Yisra’el (Rm 11); Shaul também chama os seguidores de Yeshua da Kehilá da Galácia de “Yisra’el de D’us” (Gl 6.16). A Kehilá da Galácia era composta por Yahudim e gentios; o leitor atento percebe que Shaul bem como Mosheh estão colocando Yahudim e gentios no mesmo plano.
    Shaul fala de uma parede de separação que trazia divisão e inimizade; Yeshua acabou com a inimizade no madeiro (Ef 2. 14 – 15). Naquele tempo havia uma inscrição na parede interior do templo proibindo a entrada de gentios sobe pena de morte (JOSEPHUS, 1996, 5.192-197); esta era a parede de separação que Yeshua derrubou pois por meio dEle todos poderiam ir a HaShem. Quando Shaul fala no verso 15 que Yeshua aboliu os mandamentos é preciso entender bem o que ele aí quer dizer; S. M. Baugh (2015, p. 192 – 193) sugere que esses mandamentos particulares estavam ligados à teocracia de Ysrael e faziam parte dessa legislação tipológica de pureza que levou D’us a ordenar a Ysrael que exterminasse a Torá, entretanto essa não parece ser uma sugestão adequada. No madeiro Yeshua não acabou com a Torá, mas com as más interpretações que causavam divisão “τν νόμον τν ντολν ν δόγμασιν καταργήσας, ton nomon tōn entolōn en dogmasin katargēsas, “invalidando a lei dos mandamentos nos seus dogmas”. O termo “dogma, δόγμασιν” aparece seis vezes na Septuaginta (LXX); sendo uma em Daniel 6. 12 e outras em 3 Macabeus 1. 3; 4 Macabeus 4. 23 – 24, 26; 10. 2 e uma vez no Didaquê 11. 3 em todos esses casos se referindo a decretos ou doutrinas e nunca a Torá. Na B’rit Hadashah aparece outras quatro vezes e nenhuma se referindo a Torá (Lc 2.1; At 16. 4; 17. 7; Cl 2.14). Na época de Shaul o termo não era usado em relação a Torá e isso diz muito. O contexto é de inimizade e é, razoável sugerir que esses dogmas se referem as interpretações da Torá que faziam separação; e decretos como no caso do muro de separação do verso 14. A Torá nunca foi vista nos documentos bíblicos como algo ruim que gerava desunião. E isso fica evidente na síntese da Torá feita por Hilel: “não faças a outros o que não queres que te façam. Está é toda a Torá, o resto é comentário” (T. B. Shabbat 31ª). Assim Yeshua derrubou esses dogmas ou decretos para que o povo tivesse paz, ou seja, tivessem unidade entre si e com HaShem (WHITE, 2006, p. 19).
    Na última parte dessa subseção (2. 11 – 3. 13) o Rabi Shaul demonstra que HaShem agiu por meio de Yeshua para que tanto Yahudim quanto gentios fossem abençoados e participassem das mesmas promessas (3. 1 – 7). O Rabi termina essa subseção falando do desejo que tinha para a Kehilá e pelo qual orava e esse era de velos tomados de “toda plenitude de D’us” (3. 19).
    Após o Rabi ter na primeira parte ter falado de tudo que o Eterno fez por meio de Yeshua pela comunidade dos remidos ele dá início a segunda parte (4. 1 – 6. 24) da carta falando da unidade que deveriam ter. Shaul lembra a comunidade de como deveria ser o trato de uns para com outros; este envolve reconhecer o chamado que cada um recebeu para partilhar da mesma fé e esperança. Os seguidores de Yeshua foram chamados numa mesma fé e esperança; ainda que alguns tenham dons diferentes e trabalhem em áreas diferentes na obra de HaShem todos devem trabalhar por um propósito: a unidade da kehilá. Ninguém tem o direito de atrapalhar o crescimento harmonioso da kehilá; esta deve alcançar a “plenitude de Yeshua” pois ele é o cabeça da kehilá (4. 1 – 16).
    Na segunda subseção desta parte Shaul fala aos seguidores de Yeshua sobre ações que trazem divisão para kehilá (4. 17 – 5. 20). Existem comportamentos que ameaçam o desenvolvimento da kehilá; não é possível manter a unidade vivendo como gentios. Se na subseção anterior o Rabi demonstrou a forma correta de se proceder na kehilá nesta ele observa como não se deve viver. Shaul exorta os membros da kehilá a despincem do velho homem (4. 22); esta provavelmente é uma boa síntese dessa subseção. Shaul da o mesmo conselho para kehilá em Colossos (3. 1 – 25) quando faz uma lista de atos do velho homem que deveriam ser abandonados. Todos os atos mencionados por Shaul, cobiça, mentira, ignorância conversação torpe etc., são uma ameaça a unidade da kehilá.
    Na última subseção o Rabi faz diversas observações sobre a batalhe espiritual que existe e como cada membro da kehilá deve agir ante ela. Shaul fala do respeito dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais; do relacionamento entre servo e senhor. Esses conselhos além de preservar a integridade e a união também atraem glória para HaShem; em tudo os seguidores do Mashiach devem atrair glória para o Eterno (5. 21 – 6.24).
    A carta do Rabi Shaul a kehilá em Éfeso contém todos esses conselhos que chegam até os seguidores de Yeshua atuais; como cada um irá agir ate esses concelhos é uma escolha individual. O certo é que aquele que os retém e os vive atrai a glória para o Eterno e é, significante para unidade da kehilá.

Referências

Baugh, M. S. Ephesians: Evangelical Exegetical Commentary. Bellingham, WA: Lexham Press, 2015.

Brannan, R. Apostolic Fathers Greek-English Interlinear. Lexham Press, 2011.

Stern, D. H. Jewish New Testament Commentary: A companion volume to the Jewish New Testament. Clarksville: Jewish New Testament Publication, 1996.

White, G. E. Atos dos Apóstolos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2006.

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